top of page
Foto do escritorFaz Educação & Tecnologia

Jogos Cooperativos: 7 opções para desenvolver a união e a empatia nos alunos

Saiba como usar os jogos cooperativos para incentivar a empatia e confira jogos simples para fazer em sala de aula!

Alunas aprendendo por meio de Jogos Cooperativos.

A união, a empatia e o trabalho em equipe são ferramentas valiosas para a vida em sociedade. Os jogos cooperativos são excelentes meios de trabalhar essas habilidades em sala de aula. Enquanto os jogos competitivos enfatizam a vitória individual, os cooperativos estimulam a colaboração e o sucesso coletivo.


Confira, a seguir, algumas dicas para incentivar a prática de jogos cooperativos e cultivar valores fundamentais nas crianças, como solidariedade, respeito e compreensão mútua.



Escolha jogos adequados


Opte por jogos que incentivem a cooperação, onde os participantes trabalhem juntos para alcançar um objetivo comum. Ou seja, o jogo não pode ter vencedores e perdedores. O objetivo é apenas colaborar em equipe.



Ensine a comunicação eficaz


Destaque a importância da comunicação eficaz e da escuta ativa durante os jogos. Incentive os participantes a compartilhar ideias, estratégias e preocupações, criando um ambiente propício para a expressão de pensamentos e sentimentos.


Celebre as conquistas


Promova a celebração das conquistas coletivas, enfatizando que o sucesso é resultado do esforço conjunto. Estimule os alunos a reconhecer e celebrar o trabalho uns dos outros.


Crie situações em que os participantes percebam que o sucesso de um depende do esforço e apoio de todos, cultivando a solidariedade e a interdependência.


Inclua todos os participantes


Assegure que todos os participantes estejam envolvidos e tenham oportunidade de contribuir ativamente. Evite que alguns membros do grupo se destaquem mais do que outros, promovendo a igualdade de participação.


Jogos cooperativos são ferramentas essenciais quando se usa a aprendizagem colaborativa em sala de aula. Saiba mais sobre o tema!


Aceite tanto os sucessos quanto os fracassos


Jogos cooperativos também ensinam a errar. Enfrente os desafios e o fracasso de maneira construtiva, encorajando os participantes a aprender com as dificuldades e a perseverar.


Ao ensinar a lidar com os fracassos, os jogos cooperativos são um bom recurso para a aprendizagem baseada em desafios. Quer saber mais sobre isso? Confira nosso post!


Exemplos de jogos cooperativos


Quer usar esse método em sala de aula? Confira alguns exemplos de jogos cooperativos simples, que podem ser feitos com todas as idades.


Assista ao vídeo sobre Gamificação:


Teia de aranha


Crie uma "teia" com cordas em uma estrutura grande. Os participantes precisam passar de um lado para o outro, encontrando os espaços adequados e ajudando uns aos outros a superar o desafio sem tocar nos fios.


Barco à deriva


Defina um espaço para ser o barco e algumas atividades a serem feitas dentro dele. Podem ser coisas simples, como fazer um passo de dança ou pular em uma perna só.


Os alunos devem se manter dentro do espaço determinado, sem encostar os pés no chão fora do "barco". Eles precisam cooperar e encontrar estratégias para manter todos dentro do espaço.


Caça ao tesouro


Escolha um tesouro, por exemplo, uma caixa de bombons. Esconda pistas que levem de uma à outra até o tesouro. Os participantes devem seguir as pistas e colaborar para resolver os enigmas e chegar ao tesouro juntos.


Escape da sala (“escape room”)


Os alunos ficam trancados na sala de aula e, para encontrar a chave, precisam seguir uma série de pistas deixadas pelo professor. Apenas só conseguem escapar se forem capazes de trabalhar em equipe.



Construindo uma ponte


Divida os participantes em grupos e forneça materiais como papel, fita adesiva, canudos etc. Eles devem planejar e construir uma ponte juntos. O desafio é fazer com que a ponte suporte um determinado peso (por exemplo, livros) e seja estável.


Pintura coletiva


Forneça um grande papel ou tela e materiais de pintura. Os participantes, em grupos, contribuem para a pintura coletiva, expressando suas emoções e ideias. Se todas as turmas fizerem um quadro, isso pode virar uma exposição para a escola inteira!


Revista maluca


Os alunos devem criar a própria revista com manchetes e imagens inusitadas recortadas de outros jornais e revistas. Distribua jornais e revistas de diferentes temas e épocas, para que as reportagens sejam bem criativas.


Os jogos cooperativos são ótimas ferramentas da Cultura Maker. Venha saber mais!


Os jogos cooperativos são valiosos para o desenvolvimento social e emocional das crianças, Incentivar o espírito de união desde cedo é investir no futuro de uma sociedade mais colaborativa e harmoniosa.


Assista aos vídeos da série Metodologias Ativas na Prática:


Quer mais exemplos de atividades para fazer em sala de aula? Venha conferir no blog da Faz Educação!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

104 visualizações0 comentário
bottom of page