top of page
Foto do escritorFaz Educação & Tecnologia

Os 7 melhores aplicativos para educação em 2023

Conheça 7 aplicativos para educação que vão ajudar seus alunos a estudarem mais dentro e fora da sala de aula!


Professora usando aplicativos para educação em 202

A tecnologia é uma parte integral dos estudos nos últimos anos. Por isso, aplicativos para educação são cada vez mais especializados e trazem diversos benefícios.


Utilizar aplicativos em sala de aula é uma forma de promover uma maior interação dos alunos com o conteúdo estudado. Além disso, os aplicativos também podem ser utilizados para planejar e organizar os estudos, bem como para aprender além do que se vê nos currículos.


Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de aplicativos para usar com seus alunos.


Acesse também a lista do ano passado: Os 12 melhores aplicativos para educação em 2022!


7 aplicativos para educação para usar em 2023


A seguir, confira 7 aplicativos para educação que podem ser usados em sala de aula e fora dela, como um incentivo ao ensino e à aprendizagem.


Assista ao vídeo sobre a importância da tecnologia aliada à metodologia:



1. Duolingo


O Duolingo é muito conhecido por quem adora aprender novos idiomas. Com uma interface intuitiva e baseada em gamificação, ele tem tarefas simples que geram recompensas para quem estuda um idioma todos os dias.


Alguns dos idiomas disponíveis são inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Em sala de aula, ele pode ser usado para estimular o aprendizado de uma segunda língua. Nas aulas de inglês, ele pode ser incentivo para estudar além do que se vê em sala de aula.



2. Trello


Com o ensino híbrido, a aprendizagem personalizada e o incentivo ao protagonismo do aluno, é cada vez mais importante ajudar os estudantes a se organizarem. Os professores podem, e devem, ter o próprio planejamento para cada turma. Mas se os estudantes não souberem se organizar, o desempenho pode ser afetado.


O Trello é uma ferramenta disponível gratuitamente para web, iOS e Android. Fácil de usar e de personalizar, ela permite criar quadros e listas de tarefas com datas, responsáveis e outros detalhes que facilitam o acompanhamento e o compartilhamento.


A organização ajuda adultos e crianças a lidarem com o estresse. Confira nosso post sobre estresse infantil!


Os professores podem usar para compartilhar materiais, bem como os alunos podem usar as próprias contas para organizar os estudos.



3. Michaelis Guia Prático da Nova Ortografia


Ter um dicionário confiável na palma da mão ajuda muito na hora de tirar dúvidas e escrever redações. O Michaelis está disponível para Android e iOS e será o melhor amigo dos alunos na hora das perguntas sobre vocabulário e gramática.


Ele tem sessões sobre uso de hífen e acentuação, para quem ainda fica meio perdido com as novas regras gramaticais.



4. Canva


Hoje em dia, saber criar imagens atraentes faz a diferença para muitos profissionais. Seja na escola, na faculdade ou no escritório, aprender a editar imagens torna os trabalhos mais interessantes e nos ajuda a passar nossas mensagens com clareza.


O Canva é um aplicativo que ajuda a produzir artes de maneira rápida e fácil, mas com alta qualidade. Seus alunos podem utilizá-lo para fazer apresentações e abandonar o Power Point.



5. CodeSpark Academy


Aprender o básico de codificação traz uma grande vantagem para os alunos. Não é à toa que a programação é conhecida como a linguagem desse século: ela está em muitos lugares e traz benefícios diversos no mundo profissional.


CodeSpark Academy é um aplicativo voltado para crianças que estimula a realização de tarefas por meio da programação, ensinando os conceitos básicos de forma mais simples. Com a gamificação, as crianças aprendem a programar enquanto brincam.



6. Playkids


Playkids é um aplicativo bastante popular entre pais e professores. Ele não apenas traz conteúdos como jogos, livros e vídeos para crianças, mas também tem tudo definido por uma curadoria. Essa curadoria é formada por profissionais que entendem sobre o desenvolvimento infantil e escolhem os melhores conteúdos de acordo com a idade da criança.


Aplicativos como o Playkids podem ser grandes aliados no incentivo à leitura.


Em sala de aula, você pode aproveitar os jogos e brincadeiras de acordo com a faixa etária. Também é possível conferir o aplicativo para conhecer novos conteúdos apropriados para os seus alunos.



7. Kahoot!


Mesmo dois anos depois do primeiro isolamento social, o Kahoot! continua sendo um grande aliado para os professores, principalmente para quem usa o ensino híbrido. Nele, você pode criar quizzes e jogos com os conteúdos que os alunos estão aprendendo.


A partir disso, pode criar competições, simulados e mesmo aplicar exercícios semelhantes para quem assiste a aula presencialmente e à distância.


Assista ao vídeo e conheça mais um aplicativo para educação, o Tynker:


Confira a lista de aplicativos no ano de 2020: Os 12 melhores aplicativos para educação em 2020!


No blog da Faz Educação, você descobre mais sobre esses e outros aplicativos para educação para alunos de todas as idades. Venha conferir!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

795 visualizações0 comentário
bottom of page