Compreenda quais são as diferenças entre aprendizagem mecânica e significativa e como modernizar a abordagem de ensino.
O mundo está em constante mudança — e a educação também. Estamos vivendo na Era Digital e da Informação. A tecnologia mudou o modo como vemos as coisas, bem como a forma como aprendemos, contribuindo para saltarmos da aprendizagem mecânica para a aprendizagem significativa.
Hoje em dia, os alunos são protagonistas na sua jornada de desenvolvimento e de construção de conhecimento. Com isso, cada vez mais, estamos deixando a aprendizagem mecânica para trás e fazendo a transição para a aprendizagem significativa. Agora, o conhecimento que o aluno já possui é valorizado e atua como base para o que ele irá adquirir na escola.
Continue a leitura para compreender mais sobre quais são as diferenças entre esses dois métodos de ensino e descobrir como modernizar a abordagem de ensino a favor do aprendizado do aluno que se prepara para enfrentar os desafios do século 21.
O que é aprendizagem mecânica?
A aprendizagem mecânica, também conhecida como memorística, é focada no repasse de informações do professor para o aluno. Assim, ela é uma abordagem unilateral.
Nessa metodologia de ensino, o professor é visto como o detentor de todo o conhecimento, a figura central ao redor da qual os alunos gravitam.
Portanto, a aprendizagem mecânica, embora tenha os seus méritos, está ligada a uma ideia de tradicionalismo e parcialidade que já está se tornando coisa do passado.
Isso acontece porque, quando memorizamos informações que não são relevantes para a nossa realidade, sem participar ativamente do processo de aprendizado, é fácil esquecer do que foi ensinado.
Ademais, essa a aprendizagem mecânica não se mostra muito engajadora para os alunos de hoje, sendo eles nativos digitais e acostumados a outras formas de aprender, pesquisar e realizar suas atividades.
Sendo assim, esse formato que visa basicamente a memorização robótica de conteúdos já não é aderente ao propósito do futuro inovador adiante.
O que é aprendizagem significativa e como ela difere da aprendizagem mecânica?
Por sua vez, a aprendizagem significativa, também conhecida como relacional, visa conectar novos conhecimentos com aqueles que o aluno já tem. Dessa forma, o estudante aprende mais rápido o conteúdo e de maneira mais permanente, pois ele está relacionado à sua realidade e visão de mundo.
Além disso, vale lembrar de que a nossa mente está sempre se expandindo para assimilar novas ideias. Esse processo acontece com mais eficiência por meio da ancoragem, que nada mais é do que uma associação entre o conhecimento preexistente e o que está sendo ensinado.
Desse modo, na aprendizagem significativa, o aluno tem mais protagonismo no seu aprendizado. Afinal, esse método se baseia em dois conceitos: a recepção e a descoberta.
Assim, primeiramente, o aluno entra em contato com a informação. A partir daí, ele usa seus próprios recursos para adquirir e ampliar seu conhecimento, com a ajuda do professor.
Como aplicar a aprendizagem significativa na sala de aula?
Na aprendizagem significativa, busca-se que os alunos consigam dar significado ao que é estudado, aprofundando os conhecimentos que adquiriu. Sendo assim, na sala de aula, o professor pode aplicar esse método ao se atentar aos tópicos a seguir.
Incentive a participação e o diálogo
O aluno precisa tomar as rédeas do próprio aprendizado. Para que isso aconteça, é importante que ele se sinta ouvido e acolhido e saiba que as suas ideias são válidas dentro do ambiente escolar. Por isso, incentive-os a participar e expressar suas dúvidas e sugestões.
Assista ao vídeo sobre as metodologias ativas de aprendizagem:
Baixe grátis: Como revolucionar o ensino com as metodologias ativas!
Estimule a criatividade
Um dos pilares da aprendizagem significativa é deixar que os alunos usem seu conhecimento para estudar de uma forma mais interativa e divertida.
Assim, uma das possibilidades é propor atividades diferentes para a sala de aula, nas quais o aluno precise "pensar fora da caixa" para encontrar soluções.
As metodologias ativas podem ser grandes aliadas para isso, estimulando a criatividade, o engajamento e a participação dos alunos em tarefas interessantes e mais interativas.
Assista ao vídeo sobre aprendizagem baseada em projetos:
Baixe grátis: Gamificação no processo pedagógico!
Motive a colaboração entre os alunos
Os estudantes também têm muito a ensinar, principalmente aos seus colegas de classe. Por isso, motive o trabalho em dupla ou pequenos grupos dentro da sala.
Permita que os alunos conversem entre si e ensinem para os colegas algo que eles aprenderam. Esse compartilhamento de informações, que não é focado apenas no professor, é muito valioso e adiciona mais um caminho para promover a aprendizagem significativa.
Pode parecer desafiador deixar os métodos mais tradicionais de lado para tentar algo novo, mas os benefícios de uma aprendizagem mais inclusiva e focada no aluno são inúmeros.
Por isso, é necessário se adaptar aos novos tempos e as novas tendências educacionais. Afinal, não são só os estudantes que estão sempre aprendendo, não é mesmo?
Gostou de nossas dicas? Compartilhe para ajudar mais educadores e alunos!
Assista ao vídeo sobre aprendizagem cooperativa:
O Blog da Faz Educação traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar. Acompanhe!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!