Saiba como estimular a criatividade na Educação Infantil mesmo durante as férias!
A criatividade é reconhecida como uma das habilidades mais essenciais para os profissionais de todo ramo. Ela permite gerar novas soluções, criar produtos inovadores e resolver problemas com mais eficiência. Por isso, falamos cada vez mais sobre os meios de desenvolver a criatividade na Educação Infantil.
Durante as aulas, muitas atividades podem ser feitas para estimular essa habilidade. Mas o que acontece durante as férias? Nesse período, as crianças também podem ser incentivadas a treinar e desenvolver a criatividade.
Confira algumas dicas de atividades para desenvolver a criatividade na Educação Infantil:
1. Aposte no simples para estimular a criatividade na Educação Infantil
Quando falamos de desenvolver a criatividade, muitas pessoas se voltam para jogos mirabolantes, tutoriais no YouTube, aplicativos e muito mais. Todos esses recursos podem, sim, ser úteis para estimular o pensamento criativo. Porém, o mais simples também funciona.
Comece com um papel e lápis de cor. Atividades analógicas, como pintar e desenhar, ensinam muito às crianças sobre coordenação, disciplina e criatividade. Se a criança pintar e desenhar por uma hora todos os dias, já fará muita diferença.
Assista ao vídeo e conheça uma experiência para fazer em casa:
2. Incentive a contação de histórias
Crianças amam escutar e contar histórias. Muitas vezes, os adultos escutam, mas não estimulam a contação. Fazer perguntas como “e o que aconteceu depois?” ou “o que a personagem disse?” pode incentivar a criança a ir mais longe na criação.
Outra ideia é usar jogos de contação de histórias. Por exemplo, coloque objetos variados em um caixa e comece a contar uma história. Então, tire um objeto e peça para a criança continuar a história com aquele objeto em mente. Faça isso até a caixa estar vazia.
Os livros também são grandes aliados para falar sobre assuntos difíceis. Confira algumas recomendações neste post!
3. Faça brinquedos em casa
Brincar é a atividade mais importante da infância. Porém, brincar e ter brinquedos são duas coisas diferentes: quantas vezes vemos crianças que têm tantos brinquedos que alguns ficam no fundo do armário sem receber atenção?
Logo, não é preciso comprar nada para ajudar as crianças a desenvolver a criatividade. Na verdade, começar do zero e criar os próprios brinquedos pode ser mais estimulante para elas! Bonecos de papel, fantoches de meia e carrinhos feitos de garrafas pet são exemplos simples, que todo mundo pode fazer em casa e se divertir.
Assista ao vídeo sobre Sala de Aula Invertida:
4. Aumente o som e comece a dançar
O contato com as artes estimula muito a criatividade, e uma das formas mais simples de fazer isso é apreciando uma boa música. A maior vantagem das músicas é que elas podem ser ouvidas em diversas situações: desde uma música animada para dar motivação pela manhã até uma música tranquila para relaxar à noite, elas podem fazer parte da rotina comum da criança.
Para entrar no clima de férias e estimular a coordenação motora junto com a criatividade, convide as crianças para dançar! Afaste os móveis da sala e mostre seus passos de danças para elas. Depois, tentem criar uma coreografia juntos.
Quer algumas indicações de músicas para a Educação Infantil? Confira nosso post sobre o assunto!
5. Faça uma aula de culinária em casa
As crianças podem ajudar na cozinha desde cedo. Claro, elas não devem ficar na volta do fogo ou usar objetos afiados. Mas podem usar colheres, espátulas, conchas, potes e panelas fora do fogão. Ou seja, podem ajudar em muitas etapas e se divertirem no processo, além de aprender habilidades básicas.
Pegue algumas receitas fáceis para fazer com eles nas férias. Ou ainda, deixe que eles ajudem na parte mais divertida: a decoração. Decorar cupcakes e biscoitos é uma forma de se expressar criativamente na cozinha!
Levar a educação para além da sala de aula é uma maneira simples, mas eficaz, de estimular a criatividade. Confira aqui como explorar outros espaços de ensino!
A criatividade pode ser explorada de muitas formas: com a leitura, com música, com filmes e desenhos, etc. Por isso, nunca vão faltar oportunidades para estimular a criatividade na Educação Infantil.
O mais importante é fazer disso uma rotina, para que ser criativo e exercitar a criatividade se tornem questões naturais para a criança.
Quer mais dicas para incentivar o pensamento criativo nas férias? Confira outros artigos no blog da Faz Educação.
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!