O Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto, é mais um momento para repensarmos nossas práticas docentes! Veja como motivar seus alunos a seguirem!
O Dia do Estudante traz para o centro das nossas discussões e reflexões o momento que estamos vivendo: uma crise de saúde pública que nos impõe a distância e a suspensão das atividades docentes presenciais, como uma forma de protegermos nossos alunos, seus familiares, os educadores e a nós mesmos, professores.
Esse momento tão importante e sempre tão comemorado nos convida a repensar nossas práticas docentes e como podemos estar mais presentes na vida dos nossos alunos, levando para eles mais do que história, matemática, português ou geografia: mais sentido para a vida que a pandemia nos impôs.
No entanto, não é raro que vejamos cada vez mais alunos frustrados ou desmotivados com o ritmo das aulas on-line, com a vida em distanciamento e com a falta de perspectivas sobre um retorno seguro às escolas.
Por conta disso, vamos hoje explorar formas de motivar os alunos a estudarem on-line e seguirem se preparando para a vida que, certamente, está perto de voltar ao normal!
Saiba mais: BNCC e Ensino Médio: como se adequar?
Mais motivação para os alunos: o que o Dia do Estudante tem a nos dizer?
Depois de mais de um ano de pandemia e de afastamento social imposto pelo novo Coronavírus, o que efetivamente aprendemos sobre as dinâmicas educacionais?
Certamente, essa é uma pergunta que muitos professores se fazem, sobretudo naqueles momentos em que se torna perceptível o desânimo dos alunos, que se sentem cada vez mais isolados e desmotivados a prosseguirem com seus estudos, seja por conta do vestibular ou para a preparação para a vida, de forma geral.
Sabemos que para muitos professores, esse momento tem sido igualmente difícil, mas, nessa hora, com o apoio e o suporte da equipe pedagógica, sempre damos um jeitinho de tornar as nossas aulas mais dinâmicas e interessantes, mesmo à distância.
Para nossos alunos, no entanto, nem sempre tudo é tão simples e cabe a nós, enquanto educadores, resgatarmos a beleza que é aprender, dividir, crescer e se desenvolver e nada mais interessante do que usar o Dia do Estudante para trazer de volta esse sentido que a educação tem para as nossas vidas.
Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!
Nesta data, vale sempre o resgate do que é a educação. Lembrar nossos alunos da importância desse momento na vida de cada um é mais do que nunca a nossa missão.
Missão esta que também está relacionada com um exercício constante de superação e de otimismo, lembrando que dias melhores hão de vir porque nós estamos construindo esses novos dias a cada nova matéria aprendida, a cada momento difícil superado e a cada etapa concluída.
Focar nessa progressão que a vida é, certamente, traz muito mais sentido ao que é a educação e todos os seus desafios, coisa que o Dia do Estudante traz como maior simbolismo: a superação, o aprendizado constante, a curiosidade e a sede por aprender sempre mais.
Exercícios de motivação para os estudantes
Nessa hora, por que não utilizarmos o futuro como nossa maior ferramenta de superação dos desafios que o presente mesmo nos impõe?
Confira, agora, alguns exercícios que podemos fazer no Dia do Estudante e que nos servem como ferramentas práticas para a motivação!
Futurologia
Incentive seus alunos, em algum momento do Dia do Estudante, a escrever em um papel quais são os seus sonhos para o futuro e busque, com cada um deles, planejar quais devem ser os próximos passos a dar para que esses sonhos possam ser realizados.
Essa é uma atividade simples, mas que realmente coloca nossos corações para funcionar!
Olhando para trás
Incentive seus alunos a observar o momento de maior dificuldade que tiveram em suas jornadas educacionais e a refletir o que fizeram para superar esse momento.
Isso serve sempre como uma base de apoio para identificarmos nossas forças e o nosso sucesso!
Olhando para o agora
Convide seus alunos a refletir quais são os maiores desafios do agora e peça que guardem essa anotação para revisitar em outro momento da vida. Um ano, talvez?
Certamente eles terão surpresas deliciosas e fortificarão suas bases de apoio!
Gostou desse artigo? Compartilhe com um amigo e pesquise outros temas no Blog da Faz Educação!
Aproveite hoje o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!