Saiba o que é educação 4.0, quais são suas vantagens e quais são os desafios para sua implantação nas escolas!
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a formação de cidadãos abrangentes por meio do que é ensinado em sala de aula. Todos devem aprender com foco na autonomia, na criatividade e na construção do conhecimento, e a educação 4.0 tem tudo a ver com isso.
Quer saber mais sobre a implantação da BNCC? Confira nosso post!
Você sabe o que é educação 4.0? Continue sua leitura e descubra como esse conceito deve fazer parte do planejamento da sua escola no próximo ano!
O que é educação 4.0?
Chamamos de quarta revolução industrial a revolução da tecnologia, assim como o desenvolvimento da globalização. A ideia de educação 4.0 passa por esse mesmo conceito: internet, análise de dados e utilização de dispositivos móveis são algumas das características desse novo conceito.
A educação 4.0 tem quatro pilares principais: o ensino deve refletir a realidade do aluno; a ciência e a tecnologia devem ser bases da educação; as competências dos alunos são levadas em consideração; e os espaços de aprendizagem devem ser criados e moldados de acordo com a tecnologia.
Quais são as vantagens da educação 4.0?
Ao contrário do modelo de sala de aula comum, em que o professor, visto como detentor do conhecimento, explica a matéria para os alunos, a educação 4.0 propõe que o conhecimento deve ser construído em conjunto.
Aulas práticas começam a ser mais comuns, assim como trabalhos em grupo. Em vez de o professor apenas dar explicações, ele guia os alunos em busca das respostas. Sem decorar regras, o aluno passa a compreender de fato a matéria, e não a esquece facilmente depois da prova.
Entre as maiores vantagens da educação 4.0, estão:
Maior participação em sala de aula;
Aproximação entre a vida do aluno e o que é estudado, gerando interesse;
Melhor relacionamento entre alunos e professores;
Um aproveitamento maior do tempo de estudo;
Mais suporte aos professores.
Quais são os desafios da educação 4.0?
A educação 4.0 traz muitos benefícios e tem tudo para ser a maneira ideal de educar o cidadão do futuro. Mas ela também traz desafios que devem ser superados por aqueles que querem aproveitar suas vantagens.
Como se baseia em tecnologia, a educação 4.0 pode parecer inacessível. Porém, com o amplo avanço do desenvolvimento tecnológico, existem alternativas que podem ser utilizadas, desde plataformas de inclusão digital até aplicativos de realidade aumentada utilizados em celulares ou tablets.
Saiba mais sobre a realidade aumentada e como utilizá-la em sala de aula em nosso blog!
A educação 4.0 também é um desafio para os professores: aprender a utilizar essas ferramentas em sala de aula e investir em metodologias ativas, que envolvem o aluno no aprendizado, exige estudo, atualização e aperfeiçoamento.
A atualização, na verdade, pode ser o maior desafio da educação 4.0. Tanto para a escola, que precisa de atualizar em questões de estrutura e equipamentos, quanto para a equipe, que deve aprender a utilizar essas ferramentas de forma a estimular o pensamento lógico e crítico dos alunos.
Educação 4.0: um novo olhar
Escolas que querem implantar a educação 4.0 em sala de aula precisam investir em mais do que tecnologia e cursos de atualização. É preciso ter um olhar mais abrangente sobre o que é educação e como ela deve funcionar.
Por exemplo, a educação 4.0 propõe mais experiências e debates em sala de aula. Em vez de decidir pelo aluno o que é certo ou errado, possível ou impossível, o professor serve como um guia para experiências e discussões, permitindo que os alunos cheguem às próprias conclusões.
As avaliações também são diferentes: em vez de esperar que o aluno marque a resposta certa em um teste, a educação 4.0 está mais preocupada com o envolvimento dele na sala de aula e com o quanto ele se desenvolve ao longo do ano.
E tudo isso deve ser feito sem perder de vista o relacionamento com a comunidade escolar, que deve continuar sendo um dos pilares da educação.
Saiba mais sobre a importância do relacionamento entre professor e aluno em nosso post!
Por isso, escolas que querem implantar esse conceito devem estudar, se atualizar e entender o ensino de uma nova maneira. Assim, a educação como um todo pode mudar para melhor.
A Faz Educação acredita em um ensino tecnológico que forma alunos críticos e inovadores. Venha conhecer nossas soluções!
Aproveite e veja também o Faz Responde sobre o assunto: