Descubra a importância do ensino de programação e saiba como incluí-lo em sala de aula!
As salas de aula já passaram a dar espaço para tecnologia há alguns anos. Nos últimos dois anos, isso a única saída para lidar com o distanciamento social. Mas é possível ir ainda mais longe, incluindo o ensino de programação nas escolas.
A programação é uma das áreas básicas da tecnologia. É por meio dela que se torna possível criar diferentes recursos, desde sites e aplicativos até os programas que fazem nossos celulares funcionarem.
Ou seja, em um mundo completamente tecnológico, saber programar faz a diferença. Mas inserir o ensino de programação em sala de aula pode ser difícil.
Quer saber como fazer isso? Continue sua leitura.
Assista ao vídeo sobre tecnologias:
Material grátis: As novas tecnologias para o novo normal na Educação Pública!
Por que investir no ensino de programação nas escolas?
Ao surgir com o tema do ensino de programação em sala de aula, gestores e professores se deparam com muita resistência.
Programação não é uma área com que todos estão familiarizados. Por isso, a equipe escolar não se sente pronta para explorar os conceitos em sala de aula.
A Realidade Aumentada é outra ferramenta tecnológica que pode ser aplicada em sala de aula. Venha conhecer!
Porém, oferecer o ensino de programação faz muita diferença para os alunos e para a escola. E isso vai além da necessidade de saber programar no mercado de trabalho do futuro.
Algumas vantagens do ensino de programação são:
Interdisciplinaridade
A programação pode ser utilizada como recurso para ensinar outros conteúdos. Os códigos podem ser úteis para exemplificar, solucionar problemas e contextualizar matérias básicas, como Português e Matemática.
O uso da tecnologia também pode aumentar a participação em sala de aula. Conheça outras estratégias!
Desenvolvimento de capacidades cognitivas
A programação é conhecida por ter base no raciocínio lógico e por desenvolver soluções para problemas. Ou seja, ela é uma boa maneira de estimular a criatividade, a tomada de decisões, a resiliência e outras capacidades cognitivas em sala de aula.
Diferencial importante
Os alunos se beneficiam imensamente do ensino de programação em sala de aula. Porém, a escola também se torna um ponto de referência.
Não são muitas as escolas que ensinam programação atualmente. A sua pode se tornar uma pioneira no assunto e chamar a atenção das comunidades de ensino.
Como podemos ver, o ensino de programação pode mudar a vida dos alunos e os rumos da escola. Nesse caso, como começar a introduzir esse novo tema?
Como incluir a programação em sala de aula?
O ensino de programação pode fazer uma grande diferença. Porém, é preciso saber incluí-lo em sala de aula. Levando em conta que muitas escolas não têm o aparato tecnológico necessário, é difícil imaginar como fazer isso.
Pensando nisso, criamos um passo a passo para a equipe escolar introduzir os conceitos de programação desde os primeiros anos escolares.
Assista ao vídeo sobre a importância da tecnologia aliada à metodologia:
Prepare a equipe
Um dos motivos mais comuns para haver hesitação por parte da equipe com o ensino de programação é que os professores e funcionários da escola não sabem nada sobre o assunto.
Treinamentos, palestras, oficinas e mesmo cursos online de programação podem dar conta disso. Hoje em dia, existem cursos específicos para a área da educação nesse tópico. Treine a equipe para que eles ofereçam o melhor para os alunos depois.
Compreenda os princípios da programação
A programação é uma área totalmente relacionada com a tecnologia. Seus princípios, no entanto, surgiram séculos antes do primeiro computador.
Conceitos como hipóteses, probabilidade e mesmo questões mais específicas, como laços de repetição, podem ser trabalhadas de maneira off-line, sem o uso da tecnologia.
Ou seja, você pode começar a ensinar programação mesmo sem ferramentas complexas se entender seus princípios fundamentais.
Busque recursos adequados ao ensino
Existem muitas inciativas online e gratuitas para o ensino de programação nas escolas. Muitas delas vêm no formato de sites e aplicativos. Além de serem ideais por serem acessíveis, elas também são dedicadas ao ensino em escolas, tornando o material adequado para os alunos.
Um exemplo disso é o aplicativo Tynker. Ele utiliza conceitos básicos de programação de forma mais lúdica, fazendo os alunos resolverem problemas por meio de códigos.
Conheça outros aplicativos para usar em sala de aula: confira nosso post!
O ensino de programação não exige recursos exagerados ou conhecimentos profundos na área. Basta saber o fundamental para ajudar seus alunos a darem os primeiros passos.
Quer saber mais sobre o uso da tecnologia em sala de aula? Conheça as soluções da Faz Educação!
Entre em contato conosco para ajudarmos a transformar o ensino do seu município! 💙