top of page
Foto do escritorFaz Educação & Tecnologia

6 formas de diminuir a distância dos alunos no ensino remoto

Saiba como diminuir a distância entre seus alunos no ensino remoto e manter um bom relacionamento durante as aulas on-line.

Com a introdução do ensino remoto em todas as escolas do país no ano passado, muitos professores puderam adaptar seus conteúdos com facilidade. Porém, muitos não conseguiram dar um passo além e manter um bom relacionamento com os alunos.


Não existe uma fórmula mágica para fazer isso. Mas com algumas atitudes, é possível diminuir a distância imposta nesse período. Veja abaixo algumas dicas:



1. Comece por uma conversa amigável


Na sala de aula física, o espaço entre a aula e os outros momentos é bem demarcado. Quando o professor fecha a porta, é hora de começar a aula. Quando o sinal toca, todos estão liberados para fazer outras coisas. O mesmo não acontece no ensino remoto.


Muitos professores têm dificuldades para manter a atenção dos alunos on-line por conta disso. Quando a sala de aula é na tela do celular, é muito mais fácil ignorá-la. Por isso, é preciso ter um ritual para começar e terminar a aula. E qual seria a melhor técnica se não a conversa?


Uma conversa simples e amigável, perguntando como foi o dia ou como estava o dever de casa, é o suficiente. Pense nesses cinco minutos iniciais da aula como uma forma de acolhimento.



2. Procure saber mais sobre o dia-a-dia dos alunos


Outra diferença considerável do estudo remoto para o presencial é o tempo que se passa com os alunos. No ensino presencial, os alunos ficavam na escola por pelo menos um turno inteiro. As escolas reduziram essa carga no ensino remoto, já que tudo funciona de maneira diferente.


Isso significa que alunos e professores passam menos tempo juntos, em geral. Essa interação pode fazer muita diferença para ambas as partes. Por isso, é preciso buscar uma proximidade que supra essa falta.


Uma ideia é perguntar mais sobre o dia-a-dia dos alunos. O que eles fazem depois das aulas, como estão estudando em casa, como mantém as amizades. Esse tipo de conversa pode ser bem esclarecedora sobre alguns comportamentos, e diminui a distância com os alunos.


A saúde mental dos professores também melhora quando essa distância é diminuída.



3. Abra espaço para o aluno falar do que gosta


Quando os alunos não podem conversar sobre o que gostam um com os outros, eles se sentem ainda mais isolados. Para alguns deles, as aulas são o maior momento de interação desde o começo do isolamento. É normal que eles queiram contar o que assistiram, leram, ouviram ou fizeram nos últimos dias.


Abra espaço para eles compartilharem seus gostos pessoais. Pergunte se alguém leu algum bom livro ou assistiu um filme legal no fim de semana. Deixe que eles conversem entre si sobre seus hobbies e paixões. Isso torna todo o grupo menos isolado.


4. Invista na valorização do aluno no ensino remoto


Durante o ensino remoto, muitos professores se focam em avaliações simples e feedbacks diretos. Porém, se esquece de que o elogio e a valorização dos potenciais do aluno também precisam fazer parte do feedback. Elogie a evolução, o crescimento e as habilidades dos seus alunos.


Isso não só mostra que você se importa com eles, mas também abre espaço para que eles se sintam mais confortáveis e motivados.



5. Faça trabalhos em grupo


Trabalhos em grupo não são uma preferência unânime. Porém, durante um período em que os alunos precisam ficar afastados, eles se tornam uma ferramenta potente. Eles estimulam os alunos a se unirem e interagirem.


Uma boa ideia é, em caso de ensino híbrido, fazer projetos que unam alunos do grupo presencial e do grupo remoto.



6. Utilize as ferramentas certas


Alguns recursos tecnológicos ajudam os professores a melhorarem a interação dos alunos em sala de aula. Durante o ensino híbrido, alguns deles vão ser especialmente úteis. É o caso do Mentimeter, que permite que alunos presenciais e remotos respondam às mesmas perguntas, ao mesmo tempo.


Assim, mesmo que alguns alunos não estejam na sala de aula presencial, eles podem discutir, debater e responder como se estivessem. Nesses momentos, a tecnologia é sua melhor amiga.


Criar um vínculo com os alunos por meio do ensino remoto não é impossível. Só é preciso trabalhar para que os alunos não sintam que a distância é um grande problema, e que eles podem se expressar livremente em sala de aula.


A Faz Educação promove um bom relacionamento na comunidade escolar com ajuda da tecnologia. Venha conferir nosso site!


Aproveite e baixe os nossos Materiais Educativos Exclusivos gratuitamente!

588 visualizações0 comentário
bottom of page