Conheça assuntos de grande relevância para a gestão escolar e para um ano letivo bem-sucedido nas escolas, para alunos e professores.
A gestão escolar tem o constante desafio de promover condições efetivas e implementar melhorias para garantir a qualidade da educação e progressos nos processos de ensino-aprendizagem.
Isso faz com que as iniciativas sejam orientadas por inovações e temas fundamentais que impactam especialmente as quatro áreas principais da gestão escolar: pedagógica, de recursos humanos, administrativa e financeira.
Sendo assim, para esse ciclo letivo, quais temas são importantes, especialmente para aperfeiçoar o pilar pedagógico e apoiar ainda mais a aprendizagem dos alunos?
A seguir, você conhecerá alguns dos tópicos emergentes que poderão contribuir para um ano letivo de sucesso.
Baixe grátis: Guia para uma Gestão Escolar eficiente!
1. Protagonismo do aluno é tema central para a gestão escolar
O protagonismo do aluno é uma abordagem educacional que se concentra nas necessidades individuais do estudante e em trazê-lo para o centro dos processos de ensino-aprendizagem, fazendo com que ele tenha um papel mais ativo em seu desenvolvimento e aprendizado.
Isso é especialmente relevante neste momento, já que a escola ocupa um espaço fundamental para apoiar e estimular habilidades e competências que serão cruciais para os alunos atuarem crítica e ativamente em uma sociedade em contínua mudança e com desafios cada vez mais complexos.
Assim, eles estarão mais bem preparados para serem aprendizes ao longo da vida e protagonistas de sua própria história.
Algumas iniciativas que contribuem para uma gestão escolar voltada para o protagonismo do aluno são:
Ter uma ênfase na aprendizagem interdisciplinar baseada em projetos;
Promover uma conexão profunda entre o currículo e os interesses e necessidades dos alunos;
Fazer com que a avaliação escolar seja também uma ferramenta para ajudar os alunos a aprender;
Ter uma organização nos espaços físicos e digitais que facilite a colaboração dos estudantes;
Auxiliar os alunos a identificar os estilos e suas formas preferidas de aprender novos conteúdos;
Adotar práticas que valorizem o conhecimento prévio do aluno, que se conectem às suas experiências e se adaptem às suas necessidades.
Assista aos vídeos da série Metodologias Ativas:
2. Desenvolvimento da metacognição
Metacognição é um termo mais moderno para o conceito de autorreflexão. Este é um tópico importante na gestão escolar por estar associado a diversas habilidades fundamentais para o século 21, como as de pensamento crítico e de aprendizagem ao longo da vida.
Entre os caminhos para estimulá-la, podemos destacar:
Incentivar a participação ativa dos estudantes em sala de aula;
Reservar um tempo nas atividades rotineiras para que os alunos pensem sobre os seus pensamentos e reconheçam o que sabem e como aprendem;
Desenvolver um espaço aberto para perguntas;
Não ter uma cultura que iniba a experimentação e o aprendizado com os erros.
3. Educação antirracista
O trabalho antirracista na gestão escolar é essencial. Ele está relacionado à atuação de forma ativa na identificação e eliminação do racismo por meio da mudança de sistemas, estruturas organizacionais, políticas, práticas e atitudes, objetivando ajudar a construir um futuro melhor e distante de preconceitos para todos.
Além disso, com ele, os alunos são capacitados para desenvolver uma compreensão de seus próprios valores, crenças e culturas e os das outras pessoas, acolhendo-os.
E, na prática, esse trabalho equipa e motiva os estudantes, desde cedo, a entender seus direitos e os direitos dos demais, na comunidade e globalmente, e desenvolver uma consciência crítica.
Para ajudar com esse tema tão relevante na gestão escolar, algumas ideias possíveis são:
Adotar uma abordagem holística, considerando nela as muitas dimensões da educação por meio de uma lente antirracista;
Repensar as práticas de ensino e aprendizagem, as formas de avaliação de sucesso dos alunos e dos professores e a própria cultura escolar;
Ajudar os alunos a entender as origens e disfarces do racismo, para que possam agir para interromper, em vez de perpetuá-lo;
Ir além de ações pontuais, como oferecer um treinamento aos professores sobre o tema, tendo em mente que este trabalho é uma jornada, não um destino.
4. Aprendizagem socioemocional
Com esse tipo de foco, a gestão escolar busca fornecer uma educação integral ao aluno, considerando, além dos aspectos acadêmicos, estimular atitudes, habilidades e competências fundamentais para o seu presente e futuro, especialmente:
Autogestão;
Autoconsciência;
Consciência social;
Habilidades de relacionamento;
Tomada de decisão responsável.
Outros aspectos — como suas habilidades de comunicação, trabalhar em equipe, desenvolver pensamento criativo e crítico e saber como gerenciar conflitos e suas próprias emoções — também fornecem uma base valiosa tanto para seu desempenho na escola quanto além dela.
Assista ao vídeo sobre as competências socioemocionais:
5. Aprendizagem adaptativa
A educação e a tecnologia têm uma relação longa e benéfica quando bem combinada. Um novo capítulo nessa integração, relevante na gestão escolar, é a aprendizagem adaptativa.
Essa procura utilizar a tecnologia para criar caminhos personalizados orientados por dados para cada aluno, apoiando e acompanhando o seu aprendizado.
Este é um tema emergente na gestão escolar, que contribuirá para ajudar a melhorar e modernizar diversos aspectos como:
Oferecer mais inclusão e soluções voltadas à diversidade na escola;
Possibilitar um maior nível de personalização nas práticas pedagógicas, objetivando tornar o aprendizado do aluno mais eficiente e envolvente;
Fornecer feedback mais instantâneo e frequente.
6. Tecnologia de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias mais transformadoras do século 21, e está remodelando muitos setores e campos da atividade humana, incluindo a educação.
Na gestão escolar, ela pode ter muitas aplicações, tais como:
Assistentes virtuais para ajudar os alunos a tirar dúvidas pontuais;
Recursos para auxiliar os professores na criação rápida de atividades, planos de aula e abordagens personalizadas;
Automatizações para tornar rotinas administrativas mais ágeis e eficientes;
Suporte inteligente para aplicar metodologias ativas de aprendizagem, como aquelas envolvendo gamificação;
Fornecimento de análises preditivas sobre aspectos como desenvolvimento dos alunos; lacunas de aprendizado, possibilidades de evasão escolar e outras.
Assista ao vídeo e veja mais 6 dicas para uma gestão excelente:
Quais desses temas já estão sendo abordados em sua gestão escolar? Para saber mais sobre eles e diversos outros tópicos relevantes, continue acompanhando o blog da Faz Educação.
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!