Saiba quais são as habilidades sociais que a escola deve ajudar os alunos a desenvolverem!
Habilidades sociais são desenvolvidas em todos os ambientes. A cada nova interação com outras pessoas, as crianças aprendem habilidades importantes que vão ajudá-las a viver em sociedade por toda a vida.
Porém, a escola é um espaço fundamental para o desenvolvimento das habilidades sociais. Isso porque ela é o primeiro ambiente fora da zona de conforto da criança.
Antes da escola, a criança costuma se relacionar apenas com a família, ou com amigos próximos da família. Essas pessoas criam um ambiente que se adapta aos pequenos naturalmente. Na escola, por outro lado, é a criança que precisa se adaptar.
As habilidades sociais também podem fazer parte da avaliação escolar!
Sendo assim, a escola é o espaço mais importante de desenvolvimento de habilidades sociais na infância. Confira, a seguir, algumas dessas habilidades.
6 habilidades sociais que a escola deve desenvolver nos alunos
Abaixo, vamos falar de habilidades sociais fundamentais que devem ser desenvolvidas na escola. Elas serão desenvolvidas durante a convivência com outros alunos, professores e funcionários.
Porém, também é possível, e desejável, planejar atividades que ajudem a desenvolvê-las. Confira quais são elas:
1. Princípios básicos de socialização
As crianças costumam aprender os princípios básicos de socialização ainda em casa. Por exemplo, ouvir sem interromper, esperar sua vez em uma brincadeira e trocar informações sobre os seus dias. Elas também aprendem sobre etiqueta, como dizer “obrigado” e “por favor”.
Mas é na escola que esses princípios são postos em prática de maneiras variadas diariamente. Logo, as crianças têm a oportunidade de desenvolver essas habilidades e se tornarem melhores na convivência e na conversação.
Assista ao vídeo sobre as competências socioemocionais:
2. Tomada de decisão
A escola é um ambiente em que as crianças precisam tomar decisões o tempo todo. Onde se sentar, qual lápis utilizar, com quem brincar, do que brincar, etc. As atividades propostas pelos professores estimulam essas escolhas.
Pequenas decisões do dia a dia fazem com que os alunos aprendam a decidir o que é melhor para eles. Como consequência, eles aprendem a tomar decisões baseados em experiências passadas e opções existentes, algo que levam para o mercado de trabalho e para a sociedade no futuro.
Material grátis: Gamificação no processo pedagógico!
3. Trabalho em equipe
Escola é sinônimo de trabalho em equipe. As crianças veem professores e funcionários colaborando diariamente para fazer toda a escola funcionar.
Ao mesmo tempo, elas aprendem a trabalhar em equipe quando precisam se unir em duplas ou grupos para realizar atividades. Nesses momentos, elas desenvolvem habilidades sociais de cooperação e lideranças.
A criatividade também é uma habilidade que se desenvolve nessas tarefas!
4. Controle das emoções
A compreensão e o controle das emoções são habilidades sociais que precisam ser trabalhadas ainda na infância. Afinal, quando nascemos, o choro é a única reação a todo tipo de emoção mais intensa.
Ao longo do tempo, as crianças precisam aprender a identificar, administrar e reagir às emoções de maneira apropriada e produtiva. Ou seja, sem agressividade ou atitudes que podem deixa-las em uma situação pior no futuro.
Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!
5. Resolução de problemas
Quando convivemos com outras pessoas, é normal ter que lidar com conflitos. Na escola, as crianças lidam com conflitos o tempo todo, seja para escolher uma brincadeira, para saber onde sentar ou para resolver problemas da disciplina estudada.
Por isso, esse é o ambiente para trabalhar a capacidade de resolver problemas. Com a instrução dos professores e a ajuda dos colegas, as crianças aprendem a lidar com conflitos e diferenças a partir de uma boa comunicação.
6. Lidar com frustrações
Em casa, com a família e com os amigos, as crianças começam a enfrentar frustrações. Na escola, no entanto, elas se acostumam a lidar com isso todos os dias. Isso porque a escola é um ambiente controlado, onde a criança deve fazer o que é preciso, e não o que quer.
A capacidade de seguir uma rotina, conviver com as vontades de outras pessoas e seguir uma disciplina vai ajudar a criança pela vida inteira. Logo, precisa ser bem-desenvolvida ainda na escola.
Essas são apenas algumas das habilidades sociais, ou capacidades socioemocionais, que as crianças aprendem na escola. Elas podem ir mais além com a ajuda dos professores e dos métodos certos.
Assista ao vídeo sobre as técnicas de gerenciamento de alunos:
O Blog da Faz Educação traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar. Acompanhe!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!