Saiba como utilizar a tecnologia para tornar a aula de Língua Portuguesa na Educação Infantil mais interessante!
O ensino de Língua Portuguesa na Educação Infantil tem um papel fundamental. Afinal, aprender as bases do idioma, começando pela alfabetização, é o que vai possibilitar o processo posterior de ensino-aprendizagem. E a tecnologia pode ser uma grande aliada em todas as etapas desse processo.
É difícil, hoje em dia, separar a tecnologia da educação. Porém, muitos profissionais da área ainda hesitam em levar as ferramentas tecnológicas para a sala de aula. Eles acreditam que elas possam causar distração e problemas de aprendizado.
Quando bem utilizada, no entanto, a tecnologia é muito útil para ensinar Língua Portuguesa na Educação Infantil, além de outras disciplinas. Ela faz parte da estratégia para manter os alunos engajados.
Conheça algumas estratégias interessantes que guiam os professores para melhorar o desempenho dos alunos.
Quer saber como aproveitar a tecnologia para ensinar Língua Portuguesa? Confira algumas dicas a seguir.
Assista ao vídeo sobre a diferença entre Alfabetização e Letramento:
Entenda a experiência dos alunos
Os alunos já chegam com experiências prévias na sala de aula, mesmo na Educação Infantil. Eles não apenas já usam a Língua Portuguesa para se comunicar de forma básica, mas também conhecem músicas, assistem filmes e têm as próprias manias e hábitos na hora de usar a linguagem.
O mesmo vale para o uso de tecnologias. Descubra com o que seus alunos estão acostumados a lidar em casa. Eles têm acesso a computadores ou apenas celulares e tablets? Sabem mexer em aplicativos? Sabem fazer pesquisas por voz no Google ou no YouTube? No fim das contas, o letramento digital vai acontecer com o letramento tradicional.
Os alunos da Educação Infantil de hoje pertencem à geração alpha. Quer saber como garantir o aprendizado dessa geração? Confira aqui!
Use e-books e audiolivros na aula de Língua Portuguesa na Educação Infantil
Livros tradicionais não precisam – e nem devem – ser excluídos da sala de aula. Porém, uma forma interessante de ensinar Língua Portuguesa na Educação Infantil é com e-books e audiolivros.
Os e-books, ou livros digitais, trazem recursos interessantes. Entre eles, a possibilidade de marcar texto, escrever notas e procurar palavras no dicionário. É uma forma interativa de ensinar vocabulário e fazer as crianças se envolverem com a leitura.
Com os audiolivros, a hora da história pode se tornar mais interessante. Em vez de o professor ler, ele pode ajudar os alunos a compreenderem o texto enquanto toca o audiolivro. Além disso, ouvir ao mesmo tempo em que acompanha as letras no papel pode estimular a curiosidade dos alunos e motivá-los durante a alfabetização.
Leia também: Audiolivro: o que realmente é e quais os benefícios?
Busque vídeos e filmes que possam ajudar
Vídeos e filmes são ótimas maneiras de estimular o ensino de um novo idioma. O mesmo vale para a Língua Portuguesa na Educação Infantil: ter contato com vídeos e filmes em que se usa a linguagem em um nível compatível com o do aluno ajuda a estimular o aprendizado.
O audiovisual incentiva o aprendizado estimulando dois sentidos ao mesmo tempo: a visão e a audição. Logo, os alunos aprendem mais facilmente. A melhor parte é que o tema dos vídeos ou filmes pode ser qualquer um, desde que seja apropriado para a faixa etária.
Utilize aplicativos
Por fim, os aplicativos se tornaram grandes aliados da Educação Infantil. Eles podem ser usados na sala de aula ou em casa, como partes dos deveres do aluno. Além disso, por conta da pandemia, muitos alunos já se acostumaram a utilizar aplicativos para aprender. Confira, a seguir, alguns aplicativos úteis para ensinar Língua Portuguesa na Educação Infantil:
Kahoot: para criar quizzes e jogos sobre diferentes temas;
Toontastic: permite que o aluno crie histórias com diferentes personagens e cenários;
Playkids: tem músicas, vídeos e e-books para crianças divididos em faixa etária;
Bini ABC: tem diversos jogos dedicados a ensinar o alfabeto;
Ler e Contar: auxilia as crianças a aprenderem as sílabas e pequenas frases com jogos e brincadeiras.
Assista ao vídeo sobre as Tecnologias:
Até mesmo o ChatGPT pode ser um grande aliado na Educação Infantil. Confira algumas dicas aqui!
Quando bem usada, a tecnologia não é uma fonte de distrações. Ela é uma forma de estimular a interação e a dinâmica em sala de aula, mantendo os alunos ativos e interessados.
Por isso, aprenda como utilizá-la para ensinar aos alunos como ter um bom relacionamento com as ferramentas tecnológicas.
A Faz Educação utiliza a tecnologia para oferecer um ensino inovador e de qualidade aos alunos dos municípios parceiros. Saiba mais em nosso site!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!