top of page
Foto do escritorFaz Educação & Tecnologia

Professor iniciante: 8 passos para não errar em sala de aula

Conheça dicas úteis para o professor iniciante começar sua jornada mais seguro e preparado.


professora iniciante em sala de aula com alunos da Educação Infantil.

O professor iniciante está ingressando em uma profissão que tem a capacidade de impactar profundamente a vida de outras pessoas e começando uma carreira que é repleta de significado.


Afinal, os professores tornam-se influentes na vida dos alunos, inspirando-os e motivando-os a atingirem o seu potencial.


Como o autor Henry B. Adams disse uma vez: “um professor afeta a eternidade: ele nunca pode dizer onde sua influência termina”. Isso resume um pouco da substancial diferença que os professores fazem todos os dias. Seu trabalho, comprometimento e esforço contribuem não apenas para transformar a educação, como também os alunos e a sociedade.


Tudo isso motiva o professor iniciante a começar a sua jornada. Para tornar cada passo mais seguro e fácil, ele pode contar também com algumas práticas bastante úteis.


A seguir, conheça alguns exemplos. Além de serem um ponto de partida para o professor iniciante, as dicas podem também ser relevantes ao longo de toda a sua carreira.


Assista ao vídeo sobre como se tornar um professor referência no mercado:



1. Professor iniciante: conheça seus alunos e como eles aprendem


Não há dois alunos iguais, todos têm inúmeras particularidades. Então, busque reservar um tempo para conhecer cada um e como eles aprendem.


Você não apenas terá uma ideia melhor de seus pontos fortes e aqueles que devem ser mais estimulados, como também conhecerá seus interesses e o que os motiva a aprender, o que tornará a experiência melhor tanto para o professor iniciante quanto para os seus alunos.



2. Compartilhe a responsabilidade


O professor é um dos tipos de heróis que não usam capa. No entanto, é importante ter em mente que os maiores heróis também trabalham em times e, ainda que o seu poder seja grande, eles compartilham a responsabilidades e, assim, obtêm melhores resultados.


O professor iniciante, muitas vezes, acaba assumindo excessivas atribuições e fica rapidamente sobrecarregado. Lembre-se de que a educação é um esforço de equipe entre alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar.


Portanto, busque construir uma abordagem colaborativa e dividir as responsabilidades com todos os membros desse grande time.



3. Saiba que a organização é fundamental


Como qualquer trabalho, o ensino pode ser mais desafiador se você não estiver em dia com seu planejamento. Sobretudo nos primeiros meses, tente reservar algum tempo após cada dia para refletir sobre suas aulas.


Observe como seu aluno aprende, como você pode medir o sucesso de uma aula e que estratégias ou metodologias parecem ter mais aderência ao perfil de seus estudantes. Continue a implementar os aprendizados das lições anteriores e reflita sobre o que pode melhorar continuamente.



4. Interaja com outros professores


Aproveite ao máximo as oportunidades para conhecer e interagir com seus colegas. Você pode fazer perguntas que facilitarão a sua adaptação, compartilhar desafios e estratégias, aprender e ensinar algo. Isso também ajudará na construção da sua rede de apoio, algo que será importante no presente e no futuro.



5. Prepare as aulas com antecedência


Há uma máxima que afirma que "se não nos prepararmos, nos preparamos para falhar". Claro que nem sempre é assim e que a sala de aula também é espaço de espontaneidade e ajustes, conforme o andamento e a resposta dos alunos.


No entanto, especialmente para o professor iniciante, preparar uma base com antecedência poderá ajudar a construir a sua confiança e a prever melhor o que é viável ou não em termos de tempo, recursos necessários, etc.


Ainda, essa preparação o ajudará a lidar com mais tranquilidade com os imprevistos e a ir moldando o seu estilo de ensino.



6. Evite comparar-se com seus colegas


Assim como o educador sabe que cada aluno é único, é importante ter esse olhar também para si mesmo.


O professor iniciante, por vezes, acaba fazendo comparações com outros profissionais mais experientes e criando ansiedade, pressão e insegurança. Ao invés disso, busque crescer ao lado deles, mas acolhendo a individualidade do seu caminho e de sua carreira.



7. Procure manter um bom equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal


O professor iniciante, por vezes, acaba sobrecarregando-se e deixando de lado os cuidados com a esfera pessoal. Isso não apenas prejudicará a sua performance, trazendo efeitos como cansaço e estresse, como também sua saúde mental.


Assim, busque um equilíbrio entre esses momentos. Lembre-se de que você é uma pessoa que é um professor, não um professor que também é uma pessoa. Você precisa estar bem para fazer o bem com o seu trabalho. Como sempre nos dizem nas demonstrações de segurança a bordo dos aviões – é preciso colocar a sua própria máscara de oxigênio antes de tentar ajudar outra pessoa.



8. Procure oportunidades de educação continuada


A área da educação está cada vez mais dinâmica. Novas tecnologias, metodologias, práticas pedagógicas — tudo isso e mais impactam na rotina de ensino. Assim, é importante que, como faz o profissional mais experiente, o professor iniciante também busque atualizações, ainda que ele seja recém-formado.


Sabemos que os alunos de hoje aprendem de maneiras diferentes de alguns anos atrás. E que seu perfil como nativos digitais também demanda adaptações nas formas de ensinar para estimular e potencializar o seu aprendizado.


Sendo assim, busque em sua escola, rede e outros espaços físicos e virtuais oportunidades de educação continuada e maneiras de se atualizar e seguir sempre aprendendo e aperfeiçoando o seu trabalho.


Assista ao vídeo sobre o que é ser professor:


Continue acompanhando o blog da Faz Educação e receba mais dicas úteis para professores iniciantes.


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

2.346 visualizações0 comentário
bottom of page