Como implementar a transformação digital na educação? Confira nosso passo a passo e faça na sua escola em 2023!
A transformação digital na educação tem o mesmo objetivo da transformação nas empesas: melhorar o desempenho das atividades diárias por meio da tecnologia. Não é apenas uma questão de digitalizar arquivos, mas sim de mudar estruturas e comportamentos.
Para investir na transformação digital na educação, as escolas precisam de planejamento, mas também de objetivos claros.
O uso da tecnologia é uma das maiores tendências da educação em 2023.
Saiba mais sobre o assunto a seguir e implemente a transformação na sua escola em 2023!
Leia também: Os 7 melhores aplicativos para educação em 2023!
Tecnologia na educação além da sala de aula
Quando falamos de transformação digital nas escolas, pensamos muito no uso da tecnologia em sala de aula. Isso significa utilizar a tecnologia como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Por exemplo, muitos professores utilizam sites e aplicativos para ensinar as matérias por meio de jogos e interação.
Porém, a transformação digital não ocorre apenas em sala de aula. Utilizar tecnologia na gestão, no arquivamento e na comunicação na escola também faz parte da transformação. Logo, não é apenas uma questão de contratar ou treinar professores que saibam incluir a tecnologia em suas lições.
Como podemos ver, a transformação digital é um tópico amplo e abrangente. Sendo assim, como implementá-la na sua escola em 2023?
Assista ao vídeo sobre tecnologias:
Como implementar a transformação digital na educação?
A transformação digital não acontece da noite por dia. Muito menos depende apenas da compra de computadores e softwares. Por isso, vamos apresentar algumas etapas para implementá-la de forma eficiente na sua escola.
Tenha objetivos claros
A transformação digital depende, principalmente, de um bom planejamento. Antes de começar a investir em mudanças, é preciso entender por que elas estão sendo feitas. Com isso em mente, muitas instituições começam a transformação digital analisando suas necessidades e definindo o que desejam transformar com a tecnologia.
Uma boa estratégia é não depender apenas de suas percepções. Peça ajuda para a comunidade escolar – pais, alunos, professores e funcionários. Pergunte para eles o que pode melhorar e confira se a tecnologia é uma das opções para esses problemas.
Deixar de envolver a equipe e a comunidade escolar pode trazer problemas para a gestão. Conheça outros erros que você não pode cometer ao administrar uma escola!
Leia também: Como desenvolver o Projeto Político Pedagógico em 2023!
Planeje com prioridade
Um erro comum na hora de implementar a transformação digital na educação é fazer tudo ao mesmo tempo. Trocar sistemas do financeiro e do atendimento, criar uma plataforma interna, digitalizar as lições de casa, entre outros. O problema é que, quando tudo é feito ao mesmo tempo, é mais difícil identificar erros ou dificuldades.
Ao organizar os objetivos, pense no que precisa ser feito primeiro. Implemente as primeiras mudanças aos poucos e analise o rumo que elas estão tomando. Só então, comece a implementar outras mudanças.
Prepare a equipe para as mudanças
Outro erro comum ao implementar a transformação digital na educação é acreditar que a equipe acompanhará a transformação naturalmente. Na verdade, esse tipo de mudança pode ser recebido com resistência mesmo em instituições que já lidam com a tecnologia no dia a dia.
Em vez disso, prepare a equipe com antecedência para o que estar por vir. Ao terminar o planejamento dessa transformação, faça uma reunião e avise das mudanças previstas. Fale dos programas e sistemas que serão usados e suas funções. Deixe claro o quanto isso vai fazer a diferença para a escola.
Além disso, disponibilize treinamentos e priorize os programas que ofereçam suporte 24 horas. Assim, sua equipe terá ajuda sempre que precisar.
Analise e faça ajustes
Por fim, saiba que a transformação digital na educação não é uma tarefa que se finaliza de uma vez só. Ser capaz de mudar, se atualizar e melhorar é uma característica da própria tecnologia. Logo, quando implementar as mudanças, analise como elas agiram na rotina da escola. Se for necessário, faça ajustes.
Saber a opinião dos alunos sobre as mudanças é uma forma de melhorar o relacionamento com eles.
Em algumas ocasiões, será preciso testar e mudar os programas utilizados até achar aqueles que realmente funcionam para sua escola. Isso não é um problema grave e faz parte do processo.
Assista ao vídeo sobre Tecnologia e Metodologia:
A Faz Educação apoia o uso da tecnologia em sala de aula. Visite nosso site e conheça nossos recursos para a sua rede de ensino!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!